A educação infantil teclando e navegando na tecnologia da informação



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Psicologia Educacional

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Camargo, Miriam Benedita de Castro

Orientador: Afira Vianna Ripper


Assunto: Educacao de criancas,Tecnologia,Formacao,Pratica docente,Projeto pedagogico,Kindergarten,Technology,Professional development training,Teaching practice,Pedagogical project


Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objeto estudar o processo de apropriação do computador e sua utilização no cotidiano de 05 (cinco) Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) do município de Campinas, sendo que 04 (quatro) se situam na região Sul: EMEI Celisa Cardoso do Amaral, EMEI Presidente Campos Salles, EMEI Prefeito José Pires Neto, EMEI Comecinho de Vida e 01 (uma) intitulada EMEI Agostinho Páttaro considerada precursora no trabalho com computador pertencente à região Norte da cidade. Também escrevo sobre a formação continuada recebida pelo professor de Educação Infantil, nos cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE e seus efeitos no cotidiano das Unidades Educacionais de Educação Infantil. A complexidade deste tema exigiu o estudo de vários autores como: Moran (2000), Silva (2011), Bastos (2001), Monarcha (2001), Faria (1999), Ramos (2010), Ferraz (2001), Kuhlmann (1998), Kenski (2007), Papert (1993), Buckingham (2000), Muller (2009), Juquer (2012), Szymaschi (2001), Hishimoto (2009). Este estudo aponta para a necessidade da Secretaria Municipal de Educação de Campinas aperfeiçoar a política de formação em relação à normatização do cronograma, a divulgação e a integração do conteúdo dos grupos de formação com as atividades realizadas nas Unidades Educacionais de Educação Infantil, de que os cursos ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) sejam reflexivos e não apenas técnico, dos entraves enfrentados pelos professores e Unidades Educacionais quanto à utilização dos computadores, formação teórica e prática dos professores, que muitas vezes inviabilizam as propostas pedagógicas, além da estrutura física e elétrica inadequada para a instalação do computador e da internet. Neste contexto é importante que haja diálogos e ações conjuntas entre o Departamento Pedagógico, a Coordenadoria de Formação, Núcleos de Ação Educativa Descentralizada, Núcleo de Tecnologia Educacional e Assessoria de Currículo para garantir que os cursos em geral venham contribuir para a continuidade dos projetos idealizados pelo coletivo educacional, visando à qualidade e reflexão nos cursos e ampliação da estrutura física, pessoal, teórica e prática do NTE.


Abstract: Abstract: This research aims to study the process of appropriation of the computer and its use in the routine of five (05) School District Early Childhood Education (EMEIs) in Campinas, which 04 (four) of them are located in the South region and 01 (one), considered the forerunner in working with computer, belongs to the north region of the city. I also write about kindergarten teacher professional development education in courses offered by the Educational Technology Center - NTE and its effects on the daily routine of Educational Units of Childhood Education. The complexity of this issue required the study of various authors, such as: Moran (2000), Silva (2011), Bastos (2001), Monarcha (2001), Faria (1999), Ramos (2010), Ferraz (2001), Kuhlmann (1998 ) Kenski (2007), Papert (1993), Buckingham (2000), Muller (2009), Juquer (2012), Szymaschi (2001), Hishimoto (2009). This study indicates the need of Municipal Secretary of Education in Campinas to improve the professional development policy in relation to the schedule regulation, dissemination and integration of the content of the training groups with activities done in Early Childhood Educational Units, also the courses offered by the Educational Technology Center (NTE) may be reflexive and not only technical, barriers faced by teachers and Educational Units on the use of computers, theoretical and practical training of teachers, which often do not make the educational proposals possible, and also the physical and electrical structure for the installation of computers and the internet. In this context it is important to have dialogues and joint actions are needed between the Pedagogical Department, the Professional Development Coordination Department, Centers for Decentralized Educational Actions, Educational Technology Center and Curriculum Advisory to ensure the courses will contribute to the continuity of the projects conceived by the collective education, aiming at quality and reflection in courses and expansion of physical infrastructure, personal, theoretical and practical from NTE.,\$aPsicologia Educacional,\$aMestra em Educação


Referência: CAMARGO, Miriam Benedita de Castro. A educação infantil teclando e navegando na tecnologia da informação. 2013. 180 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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